eliminatórias pelo Palmeiras (Cesar Greco/AE)
O trunfo não joga mais e nunca foi muito de se arriscar fazendo gols. É firme no jeito de falar com o time e por isso coleciona taças importantes, inclusive no Palestra Itália. É em Luiz Felipe Scolari que o Palmeiras aposta para sair mais uma vez vitorioso de uma partida eliminatória, desta vez diante do Mirassol, às 18h30 deste domingo (horário de Brasília), no Pacaembu.
Pentacampeão com a Seleção Brasileira, o treinador também tem um bom histórico com a sua atual equipe. Felipão tem no currículo 50 duelos eliminatórios com o Palmeiras. São 36 triunfos contra 14 eliminações, sendo a mais recente - e ainda motivo de trauma - a queda para o Goiás na Copa Sul-Americana.
Nas conquistas do treinador com a equipe, estão a Copa do Brasil e a Copa Mercosul (ambas em 1998) e a badalada Libertadores de 1999, além do Torneio Rio-SP de 2000. Contra o Mirassol, o Alviverde espera que a escrita seja mantida sem surpresas.
- Não entro em campo e não chuto. Só faço o treinamento na semana. É um jogo de 90 minutos e tem um tipo de procedimento durante a semana e nas horas antes do jogo. Gosto de trabalhar em jogos assim, tenho prazer. Mas não tem muita coisa diferente de uma partida qualquer - disse o treinador palmeirense, evitando o rótulo de especialista.
A partida entre Palmeiras e Mirassol será transmitida para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O Globoesporte.com acompanha a disputa, em Tempo Real, a partir das 18h30. O jogo será apitado por Guilherme Cereta de Lima, auxiliado por Herman Brumel Vani e Bruno Salgado Rizo.
Palmeiras: depois de ir bem na fase de classificação e só perder o primeiro posto na última rodada, o Alviverde não quer correr o risco de ver o sonho do título acabar. A continuidade no campeonato significa que o time de Felipão está no caminho certo, depois de um 2010 com problemas.
Mirassol: além de uma vitória inédita no histórico de confrontos, o time do interior paulista conseguiria também uma façanha no estadual, ficando entre os quatro melhores do torneio.
Palmeiras: a grande novidade pode ser o retorno de Marcos ao time. Ele foi relacionado, mas Felipão só decidirá momentos antes da partida se ele será titular ou reserva. Cicinho e Thiago Heleno, que saíram da partida com o Santo André lesionados, serão testados antes do duelo para saber se poderão jogar. O provável time: Deola; Márcio Araújo, Danilo, Thiago Heleno e Rivaldo; João Vitor, Marcos Assunção, Tinga e Valdivia; Luan e Kleber.
Mirassol: o técnico Ivan Baitello terá retornos importantes para a equipe. O lateral-esquerdo Diego e o volante Magal, que cumpriram automática na derrota para o Botafogo, voltam à equipe. O zagueiro Gustavo Bastos foi liberado pelo departamento médico e vai para o jogo. Time deve ser formado por: Fernando Leal; Gustavo Bastos, Luiz Henrique e Dezinho; Samuel, Magal, Jairo, Esley, Xuxa e Diego; Wellington Amorim.
Palmeiras: o sistema defensivo do Alviverde foi o mais eficiente do Campeonato Paulista na fase de classificação, sendo vazada apenas oito vezes em 19 partidas. Danilo e Thiago Heleno formam a principal dupla de zagueiros, com nove vitórias e quatro empates, jogando juntos.
Mirassol: O meia Xuxa é um dos atletas mais habilidosos do time do interior paulista. O jogador é o principal artilheiro da equipe no Campeonato Paulista, com oito gols marcados.
Valdivia, meia do Palmeiras: "Todo mundo sabem quem são os jogadores. Eu gosto muito do Renatinho e do Xuxa. Pode ser que eles venham com uma marcação forte. Mas prefiro dizer que minha preocupação é o Palmeiras. O Mirassol é um time pequeno, mas isso não quer dizer que vai ser fácil."
Fernando Leal, goleiro do Mirassol: "Demos uma chance ao Palmeiras e eles venceram o jogo no finalzinho (na fase de classificação). No domingo, temos que ter atenção durante os 90 minutos"
* Este é apenas o quinto confronto entre Palmeiras e Mirassol. E o Verdão nunca foi derrotado. São duas vitórias e dois empates, com sete gols marcados e cinco sofridos.
* Palmeiras e Mirassol se encontram depois de fecharem a fase de classificação com derrotas. O Verdão perdeu para a Ponte (2 a 1), enquanto o rival foi derrotado pelo Botafogo-SP (3 a 0).
* O Palmeiras perdeu apenas duas vezes na fase de classificação do Paulista. Foram duas derrotas, para Corinthians e Ponte Preta. O Alviverde é o time que menos perdeu no torneio.
No dia 2 de fevereiro deste ano, Palmeiras e Mirassol se encontraram pela fase de classificação do Campeonato Paulista. E o Alviverde enfrentou dificuldades para conseguir a vitória magrinha. O gol de Patrik só foi marcado aos 32 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o time do Palestra Itália assumiu a liderança do estadual. (Reveja os melhores momentos no vídeo ao lado)